sexta-feira, 25 de maio de 2007

Agir por um futuro melhor

PACOTES DE LEITE E SUMO TÊM UMA NOVA CASA DEPOIS DE UTILIZADOS: O ECOPONTO AMARELO E NÃO O AZUL.
Até há bem pouco tempo os pacotes de leite e de sumo continham a indicação de que deveriam ser depositados no contentor azul do ecoponto. Agora a regra foi alterada e estas embalagens devem ser colocadas no ecoponto amarelo.
Há mais de oito anos que Portugal era o único país da Europa onde era recomendada a colocação destes pacotes no contentor azul e não no amarelo, tal como sempre defendemos.
Uma indicação das empresas que comercializam este tipo de embalagens, de alguns municípios e da Sociedade Ponto Verde, gestora destes resíduos.
No entanto, outras entidades e autarquias contrariavam esta norma, indicando que estas embalagens deveriam ser colocadas no contentor amarelo por serem feitas de plástico e alumínio além do cartão.
Esta divergência de opiniões levava a algumas situações bizarras como as de consumidores que seguiam indicações diferentes na sua zona de residência e no local de trabalho.
A regra foi finalmente uniformizada, mas preste atenção: muitas das embalagens que estão à venda no mercado têm ainda a indicação que devem ser postas no ecoponto azul, dado que nem todos os lotes coms esta advertência foram escoados.
Na hora de reciclar, não tenha dúvidas e deposite todos os pacotes de leite e de sumo no contentor amarelo do ecoponto.
In: Revista Proteste, n.º 280, Maio de 2007

quarta-feira, 16 de maio de 2007

Era uma vez um planeta chamado Terra

Era uma vez um planeta chamado Terra que não queria ser poluído. Nele viviam muitas pessoas de várias cores e que não respeitavam as regras da reciclagem.
Numa manhã de Verão, as pessoas de várias cores sentiram uma grande falta de ar. O céu começou a escurecer, as flores começaram a murchar, os rios perderam a cor e os animais ficaram doentes.
De repente, entre as nuvens os habitantes viram um grande relógio que marcava as horas para salvar o planeta. Era urgente tomar uma decisão!
Então, os meninos verdes construíram um ecoponto para o vidro, os meninos amarelos construíram um ecoponto para o plástico e metal e os meninos azuis construíram um ecoponto para o papel e o cartão.
A separação dos resíduos estava resolvida. Agora o planeta estava a melhorar.
Os meninos de várias cores salvaram o planeta atempadamente e prometeram ser grandes amigos dele.
Alunos do 3.º ano (Turma 8)
e Tristão, 2.º ano (Turma 5)

quinta-feira, 10 de maio de 2007

Concurso Clube Eco-Escolas

Está aberto o concurso para o NOME da mascote
do Clube Eco-Escolas.

Informa-te junto da tua professora ou na biblioteca da escola.

Participa dando um nome original à nossa mascote!